terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sobre o CONSEG de Nova Odessa

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Nova Odessa foi reativado em 2008, com a posse de seus novos membros. O Conseg é formado por 11 cidadãos, representantes da Sociedade Civil, do Segam (Serviço de Guarda Municipal) e das Polícias Militar e Civil.

O que é o Conseg?

Os Consegs são formados por pessoas que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança de seu bairro ou cidade, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Em todo o Estado de São Paulo, já são aproximadamente 800 Consegs. As grandes cidades possuem mais que um Conselho Comunitário.

O Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias e se vincula às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, através do coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado tem como representantes natos nos Consegs o comandante da Polícia Militar e o delegado de Polícia Civil da cidade.

Atualmente, os Consegs representam a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de segurança orientada para a comunidade em todo o Brasil. E o trabalho dos Conselhos tem sido reconhecido pelos governos Municipal, Estadual e Federal.


Membros do Conselho de Nova Odessa – gestão 2009/2011

Presidente: Leonardo Blanco Costa

Vice-presidente: Milton do Nascimento Marcelo

1º secretário: Jair José de Castro

2º secretário: Perez Farias de Souza

Diretor de Assuntos Comunitários: Anderson Aparecido Albanez


Comissão de Ética

José Darci Secco

Eduardo Luiz da Silva Mota

Oscar Araium Junior

Membros Natos

Comandante do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior: 2º tenente PM Guilherme Augusto Cravero

Delegado de Polícia do Município: Antonio Donizete Braga

Reuniões

As reuniões do Conseg acontecem uma vez por mês. Em Nova Odessa, elas acontecem todas às segundas terças-feiras de cada mês, na sede do Lions Clube (Rua Professor Carlos Liepin, nº 69, Centro). As reuniões acontecem a partir das 19 horas.

Desde o mês de agosto de 2010, o Conseg também realiza reuniões itinerantes e comunitárias nos bairros da cidade, com a participação livre da população.

Como a população pode participar do Conseg?

A população pode participar das reuniões ordinárias do Conseg. Para isso, os interessados devem chegar ao local onde as reuniões acontecem para manifestar o interesse de fazer o uso da palavra ao diretor de Assuntos Comunitários. Assim, durante as reuniões, o presidente dá a palavra àqueles que se inscreveram antes do início do encontro. Nas reuniões itinerantes, a participação acontece da mesma forma.

Participação da população na Segurança Pública

Segurança Pública é um assunto que diz respeito a toda a sociedade e que deixou de ser restrito às questões de polícia.

Cada cidadão é parte integrante deste sistema, seja acionando os órgãos competentes sobre a ocorrência de crimes ou denunciando, anonimamente, práticas suspeitas ou criminosas.

A participação da comunidade é fundamental, pos é a partir das informações sobre delitos que se torna possível o acionamento da Polícia e, posteriormente, da Justiça, inclusive com a prisão e condenação dos criminosos.

Portanto, se você for vítima ou presenciar um crime, denuncie imediatamente o caso à Polícia, para que ela possa tomar providências rapidamente. As denúncias feitas por testemunhas são anônimas.

E em casos mais simples, como furto ou roubo de veículos, desaparecimento ou encontro de pessoas, furto ou perda de documentos, placas de veículos ou celulares, é só acessar o site www.ssp.sp.gov.br/bo e registrar a ocorrência. É fácil e rápido.

Telefones da Segurança Pública (*)

Polícia Militar: 190

Disk Denúncia: 181

Disk Denúncia – Pedofilia: 100

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Civil: 3466-1399

Segam: 3466-1900

*sigilo absoluto!


Contatos do Conseg Nova Odessa

Telefone: (19) 3466-7678 (deixe o recado que o Conseg entra em contato)





Nenhum comentário:

Postar um comentário